Na reunião do Executivo Municipal decorrida no dia 24 de fevereiro, na apresentação do tema para conhecimento do Relatório de Contas do 1º Semestre de 2024, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu que “é importante sublinhar o esforço que o Executivo tem vindo a fazer para que as contas do Município continuem robustas”.
O Presidente do Município de Santarém reforça que “é importante sublinhar a redução consolidada da dívida em dezembro, face a meados de fevereiro, na ordem dos dois milhões e setecentos mil euros (2 700 000,00 €). Nos últimos 12 anos a dívida municipal baixou cerca de 70 milhões de euros, estando atualmente abaixo dos 30 milhões”. O autarca salienta ainda que “é um esforço coletivo porque a audácia da gestão e da economia é apresentar bons resultados, mas otimizando os recursos. Neste momento estamos a viver um momento de redução da dívida e, em simultâneo, estamos a assistir, por todo o Concelho, a investimento público. Estamos perante um esforço de equipa que permite que o Concelho de Santarém esteja capacitado para abraçar as ambições que tem para concretizar, a curto e a médio longo prazo”.
A receita total cobrada no final do primeiro semestre de 2024 representou uma taxa de execução de 36%, perspetivando-se o cumprimento da regra que implica a execução de receita igual ou superior a 85% no final do ano, o que veio de facto a concretizar-se. Em relação à despesa, constata-se que os pagamentos totalizaram uma taxa de execução de 28,7%. A diferença verificada entre a receita cobrada e a despesa paga evidencia um saldo para o semestre seguinte, significando um aumento de 1,6 milhões de euros face ao saldo anterior. O património líquido do Município reflete um acréscimo, e este aumento deve-se, nomeadamente, aos resultados transitados, demonstrando assim uma melhoria ao nível do desempenho da autarquia, na medida em que a entidade diminuiu o recurso aos financiamentos alheios para realização das suas competências.
Reforça-se que no final de 2011 a dívida ascendia a 99,7 milhões de euros, apresentando assim uma redução relativa de 67% em 12 anos e meio. A Câmara Municipal de Santarém prepara um relatório de contas semestralmente, prosseguindo assim um percurso de melhoria da gestão, clareza e de maior divulgação junto dos vários atores sociais.