A freguesia de Gançaria conta, desde ontem, dia 15 de setembro, com um Monumento de Homenagem aos Antigos Combatentes. A cerimónia, organizada pela Liga dos Combatentes – Núcleo de Santarém, presidida por Carlos Pombo, contou com a participação de João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, e de Joaquim Aniceto, Presidente da Junta de Freguesia de Gançaria, bem como de largas dezenas de ex-combatentes, seus familiares, e restante comunidade.
João Teixeira Leite enalteceu a iniciativa e referiu que “esta homenagem aos Combatentes e militares da Gançaria que serviram Portugal, deve ser motivo de orgulho para nós e para o País, e em particular, para as novas gerações”. O Presidente da Câmara de Santarém apelou a todos os presentes para uma saudação conjunta para as mães e familiares de todos aqueles que lutaram pela sua pátria.
Joaquim Aniceto agradeceu “o apoio concedido pela Câmara de Santarém, determinante para a instalação deste Monumento que muito nos honra, como marco histórico da nossa terra”.
Carlos Pombo referiu que “este magnífico memorial, dotado de grande simbolismo, tem a finalidade de homenagear todos os combatentes, filhos desta terra, que se bateram nos mais diversos e penosos campos de batalha, durante a Primeira Guerra Mundial, bem como aqueles que foram mobilizados para guerra do Ultramar, não tendo ficado esquecidos também, os que serviram a nossa nação, no antigo estado português da Índia”.
Após o descerramento da placa de inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes da freguesia de Gançaria, e da deposição de coroas de flores, foi declamado o Poema “Da Flor e da Música”, da autoria do Tenente-General, Joaquim Chito Rodrigues, e Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes.
Esta cerimónia, integrada na Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde – Gançaria, contou com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alcanede que se associou, com a população, a esta cerimónia, e com a Banda Filarmónica da Gançaria que interpretou o Hino Nacional – “A Portuguesa”. Estes momentos musicais foram precedidos pelo esplendoroso espetáculo da Orquestra Ligeira do Exército (OLE).