Uma obra pioneira de renaturalização fluvial – Município arranca com a Empreitada Alviela 7.7

No âmbito do “Projeto de reabilitação da rede hidrográfica do rio Alviela em Santarém – Alviela 7.7”, o Município de Santarém dá início, hoje, dia 3 de junho, à empreitada Alviela 7.7, que contempla trabalhos de reabilitação fluvial.

A empreitada, com recurso a Técnicas de Engenharia Natural (TEN) e controlo de espécies exóticas invasoras, nas margens ao longo do domínio público hídrico, será realizada por uma extensão de 7km do rio Alviela e 700m do rio Centeio, na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, na Freguesia de Pernes e na União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira.

É uma obra ambiental pioneira em 7,7 Km de rio, com o propósito de demonstrar os benefícios das Soluções Baseadas na Natureza para as pessoas, estimulando a reflexão e a integração das comunidades locais e dos atores-chave na concretização das ações de reabilitação e restauro fluvial, conservação dos ecossistemas ribeirinhos, promovendo a perceção do valor dos serviços dos ecossistemas prestados e das oportunidades de desenvolvimento socioeconómico dos territórios contemplados.

No âmbito deste projeto do Ambiente serão criados espaços de encontro com a Natureza, com a criação de um trilho pedonal e ciclável entre Pernes e Vaqueiros para que a população possa usufruir de um Bem-Comum que proporciona Bem-Estar e conhecimento. No rio Alviela em Pernes haverá um sistema demonstrativos das TEN que são aplicadas no projeto e podem ser replicadas.

Informação mais detalhada sobre os locais da intervenção pode ser obtida nas respetivas Juntas de Freguesia ou no Município de Santarém, através dos seguintes contactos: Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, telefone: 243 304 450, email: ambiente@cm-santarem.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

©By Educação Online