O Ribatejo está em grande destaque na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre até ao próximo dia 16 de Março, na FIL, em Lisboa. Com um programa abrangente e inovador, a região apresenta-se com o objectivo claro de reforçar a sua atractividade turística e captar novos visitantes e investidores.
José Santos, responsável pela promoção turística da região, explicou que o grande objectivo para esta edição é superar as expectativas e acções realizadas no ano anterior, destacando uma nova abordagem mais contemporânea e sustentável do território. “Queremos mostrar o Ribatejo de uma forma diferente, valorizando especialmente a nossa riqueza natural e as actividades ao ar livre, como o ciclismo e a observação de aves, para além do enoturismo, que tem sido um sucesso”, afirmou.
Este ano, o Ribatejo beneficia ainda da visibilidade acrescida de ser um dos destinos convidados da BTL, permitindo-lhe promover-se de forma mais assertiva junto do público nacional e internacional. A presença conta com um stand próprio, onde participam os 11 municípios ribatejanos e diversos operadores turísticos privados da região.
José Santos salientou o crescimento significativo do sector turístico no Ribatejo, indicando que 2024 já tinha sido o melhor ano turístico até à data, mas acredita que 2025 terá resultados ainda superiores. “Estamos num momento decisivo, com um interesse crescente de grandes operadores hoteleiros em investirem na região. Esta é a prova clara de que o Ribatejo está a posicionar-se como um destino forte e sustentável”, afirmou.
O responsável destacou ainda o papel essencial desempenhado pelas autarquias, empresas e pela comunicação social, num esforço conjunto que tem fortalecido a imagem do Ribatejo como destino turístico de eleição. “Esta é uma trajetória de crescimento sustentado, que se reflectirá positivamente na economia regional a médio e longo prazo”, concluiu.